Recomende!

Índices

LAD e CLÍMAX

ALUGUEL IBOVESPA

Fluxos

Aluguéis

Opções

Termos

Parceiros

Dúvidas



De onde vem a base de dados do Dadosdabolsa?

A base de dados do site é formada através da captação das informações disponibilizadas pelos órgãos competentes. São eles: BM&F Bovespa, CBLC e BC.

Dados sobre valores de ações e fluxos de investidores são retirados da bolsa de valores BM&F Bovespa.

Dados sobre aluguéis, opções e termos, são retirados da Casa Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Dados sobre o dólar são retirados do Banco Central do Brasil (BC).

Atualizações

A atualização do site é feita diariamente, assim que os dados do dia anterior são liberados pelos orgãos competentes. Geralmente esta atualização ocorre durante a madrugada.

Em alguns casos, um dos órgãos demora mais do que o habitual para liberar os dados, levando o site a não atualizar até que os dados faltantes tenham sido atualizados pelo órgão.

Índices

Ibovespa

O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968.

É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações constituída em 02/01/1968 (valor-base: 100 pontos), a partir de uma aplicação hipotética*. Supõe-se não ter sido efetuado nenhum investimento adicional desde então, considerando-se somente os ajustes efetuados em decorrência da distribuição de proventos pelas empresas emissoras (tais como reinversão de dividendos recebidos e do valor apurado com a venda de direitos de subscrição, e manutenção em carteira das ações recebidas em bonificação). Dessa forma, o índice reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes.

(*) O Índice sofreu, unicamente para efeito de divulgação e sem prejuízo de sua metodologia de cálculo, as seguintes adequações: 1– divisão por 100, em 03/10/1983; 2– divisão por 10, em 02/12/1985; 3– divisão por 10, em 29/08/1988; 4– divisão por 10, em 14/04/1989; 5– divisão por 10, em 12/01/1990; 6– divisão por 10, em 28/05/1991; 7– divisão por 10, em 21/01/1992; 8– divisão por 10, em 26/01/1993; 9– divisão por 10, em 27/08/1993; 10– divisão por 10, em 10/02/1994; 11 – divisão por 10, em 03/03/1997.


Ibovespa Dolarizado

O Ibovespa Dolarizado demonstra o que os "gringos" estão vendo. Para investir na bolsa dentro do Brasil, eles têm que trazer dólares para cá, e por conta disto, a variação do dólar é bastante importante.

Vale notar que, em termos de análise técnica, o fundo da crise de 2008 foi exatamente no topo anterior, de 1997.


Ibovespa x Dólar

Este gráfico faz uma comparação entre o dólar e o índice Bovespa. De certa forma, quanto mais baixo o dólar, mais valorizado o índice Bovespa fica.

Fluxo e Investidores Bovespa

Fluxo Bovespa*

O Fluxo Bovespa demonstra quanto dinheiro os estrangeiros colocaram ou retiraram da bolsa. A data base da análise é 31/10/2006. A partir deste dia, começamos a fazer a análise. Conseguimos notar que, em relação àquele dia, o resultado atual é o que vemos no gráfico. Com toda certeza, o valor total não é o demonstrado no gráfico (em termos de valores). O que devemos levar em consideração é o que vem acontecendo nos últimos dias/meses/anos.

Conseguimos analisar se os estrangeiros estão colocando ou retirando dinheiro de nossa bolsa de valores.

Mesmo que com toda a retirada dos estrangeiros o resultado final fosse positivo em 100 bilhões, o que importa, é que, de fato, eles estão retirando/colocando dinheiro na bolsa.


Investidores Bovespa*

Estes gráficos demonstram os mesmos dados do Fluxo Bovespa, porém, apenas do mês corrente. Conseguimos ver, no mês atual, como está o comportamento dos estrangeiros.


Vale notar a grande correlação entre os investidores estrangeiros e a Bovespa.

*Estes dados tem 3 dias de atraso, por conta da demora da Bovespa em liberar os valores.

Fluxo e Investidores BM&F

Fluxo BM&F*

O Fluxo BM&F demonstra o saldo de contratos futuros de Ibovespa. Este fluxo pode ser visto como o sentimento atual de determinado investidor perante o índice Ibovespa. Se o saldo de investidores estrangeiros está negativo, significa que mais investidores estrangeiros estão apostando na queda do índice do que na alta.


Investidores BM&F*

Estes gráficos demonstram os mesmos dados do Fluxo BM&F, porém, apenas do mês corrente. Conseguimos ver, no mês atual, como está o comportamento dos estrangeiros.


Vale notar a grande correlação entre os investidores estrangeiros e a Bovespa.

*Diferentemente do Fluxo Bovespa, estes dados são diários.

Aluguéis

O gráfico dos Aluguéis faz um comparativo entre a quantidade de ações locadas e o valor da ação. De forma geral, quanto maior é a quantidade de ações locadas, maior é a quantidade de investidores esperando que a ação perca valor. Geralmente o investidor aluga ações para operar vendido. E por estar vendido, o investidor espera que a ação perca valor para recomprar mais barato.

Os dados de aluguéis são relativos às posições em aberto, ou seja, ações efetivamente locadas.

Opções

O gráfico das Opções faz um comparativo entre a quantidade de opções lançadas e o valor da ação. De forma geral, quanto maior é o lançamento de opções de compra, maior é a quantidade de investidores esperando que a ação perca valor e quanto maior é o lançamento de opções de venda, maior é a quantidade de investidores esperando que a ação ganhe valor.

No lançamento de opções, temos duas modalidades. Lançamento coberto, onde o lançador tem a ação em carteira para entregar ao tomador, caso seja exercido, e o lançamento descoberto, onde o lançador não tem a ação para entregar ao tomador, caso seja exercido. Neste caso, o lançador terá que, obrigatoriamente, recomprar as opções lançadas, mesmo que estejam mais caras do que no momento da venda (lançamento).

Termos

O gráfico dos Termos faz um comparativo entre a quantidade de termos fechados e o valor da ação. De forma geral, quanto maior é a quantidade de termos, maior é a quantidade de investidores esperando que a ação ganhe valor.

Ou entre em contato.